Kurika

… alguns moradores queixaram-se do pólen que lhes caía sobre os carros, é gente que dobra o pijaminha, não gosta de árvores, nem de melros, nem de cães, a propósito, escusas de baixar o pescoço para eu te pôr a trela, não vou descer contigo ao jardim levando pela mão uma trela sem nada ou, pelo menos,  com um cão que só eu pressinto.

Cada vez que leio «é gente que dobra o pijaminha» sorrio para dentro :)

Dinâmica de Jogos aplicada a Redes Sociais

O conceito de Dinâmica de Jogos (game dynamics), também chamado de Mecânica de Jogos (game mechanics), é o conjunto de regras, estilos e conceitos utilizados na criação de jogos que os tornam divertidos e viciantes. Estas dinâmicas são aplicáveis a todo o tipo de jogos, desde os tradicionais jogos de tabuleiro ou cartas até aos mais recentes jogos de computador,  podendo até ser aplicadas a actividades que à primeira vista não parecem jogos, mas na realidade se comportam como tal – aplicações web ou mesmo actividades no mundo físico (offline).

 Em meados de 2007, a investigadora e criadora de jogos Amy Jo Kim apresentou numa conferência os resultados da sua análise a redes sociais. Na apresentação intitulada ‘Putting the Fun in Functional‘ (a tradução para português perde o trocadilho e consequentemente algum significado, mas pode ser vista como: Tornando o funcional divertido), a autora tenta perceber quais os conceitos da Dinâmica de Jogos que podem ser utilizados em qualquer plataforma de carácter social, por forma a melhorar a experiência dos utilizadores.

Partindo da noção que a vontade de jogar e de se divertir é intrínseca ao ser humano, sendo mesmo considerada essencial, Amy Jo Kim apresenta 5 componentes essenciais da mecânica de jogos que podem ser aplicadas às redes sociais:

Continue reading “Dinâmica de Jogos aplicada a Redes Sociais”

Design a site like this with WordPress.com
Get started